quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Sobre autores brasileiros

Bem, eu estava cá com meus botões pensando sobre esse mundo assustador que resolvi me embrenhar, o mundo literário.
E eu vou ser bem sincera com vocês, acabei ficando triste com algumas coisas que li ultimamente. Li em alguns blogs (que fiz questão até de nem lembrar o nome!) coisas como: 'autor brasileiro não sabe escrever', 'tenho preconceito sim', e por aí vai...
Mas a questão é: pra ser criativo e talentoso precisa nascer em determinado país? Fico pensando se é algo a ver com a inclinação solar no território deles, ou pode ser a água que bebem como em Ouro Preto, que tem o rumor de que a água antigamente deixava as pessoas loucas.
Não, não é nada disso! Não é porque nascemos nas terras tupiniquins que nossa criatividade é limitada, pelo contrário. Não estão sempre dizendo que brasileiro é um 'bicho criativo'? Pois então, por que esse preconceito idiota? Sim, idiota!
Quem aí não se lembra dos Karas? Ou da Isabel? Não lembra? Então espera, olhe a foto do pai deles aqui:
Lembrou? Pois é, Pedro Bandeira, que eu carinhosamente chamo de Pedro.
O que rola com autores gringos, minha gente, é apenas divulgação. Propaganda é a alma do negócio. Simples. Aí rola tanto alvoroço que a obra vira um best seller e pronto.
O que estou querendo dizer com tudo isso? Quero dizer que autores brasileiros são tão bons quanto os de fora, a questão é que pela forte divulgação acabamos esquecendo dos conterrâneos. 
Eu mesma andei olhando minha estante e me dei conta de que 90% dos meus livros são de autores de fora. Talvez eu tenha sido vítima do bombardeio publicitário também.
Só acho que deveríamos investir em leituras de autores brasileiros, que têm tanta qualidade quanto os de fora. Vamos deixar o preconceito de lado e experimentar. Afinal, só se vive com a experimentação, ficar na mesma não te leva a lugar algum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário